Cidades: em Jundiaí, a adesão do Consumidor.gov.br triplica
O número de consumidores que aderiam ao Consumidor.gov.br durante o ano de 2017 triplicou em relação a 2016. A plataforma, que permite o registro de reclamações diretamente entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet, atingiu este mês 1 milhão de reclamações finalizadas em todo o Brasil.
Gabriela Glinternik, coordenadora do Procon em Jundiaí, destaca que a popularização da ferramenta é fruto de um intenso trabalho de divulgação realizado pelo órgão desde o início desta gestão. “Quanto mais gente aderir ao processo on-line, mais eficaz será o nosso trabalho. Além de reduzir as filas nas sedes do órgão em todo o País, o índice de resolutividade das queixas é muito alto. Cerca de 80% das reclamações registradas são solucionadas pelas empresas, o que garante agilidade, conforto e segurança para os consumidores”. Ainda, há monitoramento da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias Públicas, Ministérios Públicos e também por toda a sociedade.
Em 2017, os assuntos mais reclamados pelos jundiaienses foram pacotes de serviço Combo, cartões de crédito, registros nos órgãos de proteção ao crédito, TV por assinatura, aparelhos celulares e planos de telefonia móvel, entre outros. A reclamação no Consumidor.gov.br pode ser feita também pelo celular, no aplicativo disponibilizado pela plataforma.
(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)