Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Economia: Curso de bartender é opção para mercado em expansão

Publicada em 24/01/2018 às 14:50

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) abriu, na última terça-feira, inscrições para o curso de bartender. Segundo os alunos, essa é uma opção para mercado em expansão. Para Carolina Cavalcante, 20, a profissão de bartender encaixa-se na vida da jovem, que desistiu do programa de aprendizagem em um banco, em Jundiaí, para participar do curso oferecido gratuitamente pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss).

“Sinto necessidade de pensar fora da caixa, do senso comum. Considero-me comunicativa e adoro o contato com pessoas. Já fiz workshops de bebidas na capital e encontrei o passaporte para novos rumos nesta nova capacitação”, explicou.

Muitos alunos buscam recolocação no mercado de trabalho

Tiago Florêncio, 35, encontrou na capacitação uma chance para a recolocação no mercado de trabalho.  “Topo o que vier, mas preciso focar em uma tarefa. Na área de eventos, sempre surge uma oportunidade, mas, por não ter técnica, faço os drinks sem saber a medida certa e, muitas vezes, até desperdiçando insumos. Como nenhum empregador quer prejuízo, o ideal foi garantir a matrícula no curso e me preparar”.

LEIA TAMBÉM
Funss: convênio permitirá descentralização de cursos gratuitos

De acordo com o professor, Gustavo Silva, a profissão de bartender chama a atenção dos contratantes por conta dos drinks diferentes e bem elaborados. “A atuação parece artística, uma vez que há profissionais que se utilizam de malabarismos com garrafas e utensílios do bar para preparar as bebidas e entreter os clientes”. Mas, segundo ele, é preciso mais que um bom manuseio: “É fundamental saber a teoria para falar com segurança sobre as bebidas utilizadas porque o trabalho, inevitavelmente, desperta a curiosidade das pessoas. Também é necessário saber sobre higienização, preparo e postura, entre outros quesitos”.

O curso resulta de uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade, Centro Paula Souza e o programa Via Rápida com a coordenação da ETEC Benedito Storani. Além deste, também ocorrem os módulos de Salgadeiro, Confeiteiro, Panificação, Garçom e Camareira, sendo este último disponibilizado aos profissionais do setor hoteleiro da cidade por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT).

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/01/24/economia-curso-de-bartender-e-opcao-para-mercado-em-expansao/

Apoio