Cidades: ‘Geladeiras Literárias’ são atrações nos terminais de ônibus
As Geladeiras Literárias, desde a implantação, em dezembro do ano passado, são atrações nos terminas urbanos de Jundiaí. O fator que mais chama a atenção dos usuários é o design estilizado e pela pergunta estampada “Você tem fome de quê?”. Daniele Teixeira, de 16 anos, é uma das leitoras que, na passagem pelo terminal Hortolândia no percurso de sua casa, aproveita para escolher o livro de sua preferência.
“Eu fiquei sabendo das geladeiras através da publicação de uma amiga numa rede social e, logo em seguida, vi uma delas instaladas neste terminal. É engraçado como estamos tão presos aos nossos celulares e o incentivo à leitura faz com que repensemos isso”.
Os usuários do transporte público têm a possibilidade de acessar a geladeira e escolher o livro com tema de sua preferência para ler durante o trajeto, levar para o trabalho, para casa ou para a escola, e fazer a devolução na mesma geladeira ou em qualquer uma das outras seis, a fim de promover o fluxo do acervo
Funcionários da Cultura fazem a inspeção de cada uma das geladeiras três vezes por semana e a média de reposição total é de cerca de 5 mil livros semanalmente no total dos espaços. . As geladeiras fazem parte do Conexão Cultural, programa das Unidade de Cultura (UGC) e da Unidade de Mobilidade e Transporte (UGMT) pela revitalização dos terminais urbanos e pela descentralização das manifestações culturais.
(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)