Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Saúde: vacina da febre amarela deve ser aplicada dez dias antes da viagem

Publicada em 29/01/2018 às 13:25

O Ministério da Saúde confirmou hoje, (29), que que a vacina contra a febre amarela deve ser aplicada pelo menos dez dias antes de qualquer viagem para locais do país onde há recomendação de imunização.

Os casos de febre amarela registrados no país, segundo o comunicado, permanecem no ciclo silvestre da doença, ou seja, aquelas transmitidas por mosquitos em regiões de mata. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema de dose única contra a febre amarela, recomendado a partir de 2014 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo o ministério, estudos comprovaram que uma dose é suficiente para proteger a pessoa durante toda a vida.

No Estado de São Paulo o número de mortes subiu para 52

Para algumas populações, a vacina é contraindicada como pessoas com alergia grave ao ovo; portadores de doença autoimune; pacientes em tratamento com quimioterapia/radioterapia; crianças menores de 6 meses e pessoas que vivem com HIV/aids.

Outros grupos devem ser vacinados somente se estiverem em áreas de risco e, antes, devem ser avaliados por um serviço de saúde para definir se há necessidade de vacinação. É o caso de gestantes; mulheres que estão amamentando; idosos; pessoas que vivem com HIV; pacientes que já terminaram o tratamento com quimioterapia/radioterapia; e pessoas que fizeram transplante.

(Fonte: Agência Brasil)


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/01/29/saude-vacina-da-febre-amarela-deve-ser-aplicada-dez-dias-antes-da-viagem/

Apoio