Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cidades: ‘Beijo’ do viaduto das Valquírias sai nesta terça (30)

Publicada em 30/01/2018 às 12:33

O beijo – quando as duas partes de concreto de cada lado (chamadas aduelas) se juntam –, do Viaduto das Valquírias está marcado para o final da tarde de hoje (30). Durante vistoria às obras nessa manhã, o governador Geraldo Alckmin acompanhou o término da montagem das formas e armações para a concretagem final.

Segundo o gestor de Engenharia da CCR AutoBAn, Guilherme Baldassari, a concretagem deve acontecer a partir das 16h, quando a temperatura diminui, o que favorece o processo da cura do concreto. “Durante o lançamento do concreto, altas temperaturas prejudicam seu processo de cura, por isso a opção por realizar este procedimento depois das 16 horas”, explica.

Desde agosto do ano passado a CCR AutoBAn – concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes – trabalha na construção da estrutura sobre a Via Anhanguera, por meio da técnica Balanço Sucessivo, utilizada para vencer grandes vãos. O viaduto está sendo construído sem nenhum tipo de escoramento, apenas com o uso de treliças metálicas que possibilitam o avanço das concretagens.

Com o término desta etapa, a Concessionária irá realizar a aplicação das barreiras de proteção, camadas de pavimento, juntas, telamento, sinalização horizontal, vertical e sistemas de iluminação.

Complexo Viário de Jundiaí

Desde o lançamento da obra, em 20 abril de 2016, as intervenções acontecem entre os quilômetros 55+900 e 61 da Via Anhanguera, divididas em duas fases. Na primeira fase, entregue em novembro de 2017, foram construídas as alças de acesso da pista sul (sentido interior-capital) da Via Anhanguera para a avenida Nove de Julho, com a implantação de dois viadutos, ponto de ônibus e ampliações/ordenações nas vias marginais sentido sul.

Já na segunda fase da obra está em execução a construção de um novo viaduto sobre a Via Anhanguera, na altura do km 59 da rodovia. Esta transposição, que vai ligar as avenidas Osmundo Pelegrini e Jacyro Martinasso, resultará em uma nova interligação entre os bairros Medeiros, Eloy Chaves e Fazenda Grande ao centro de Jundiaí.

A entrega total da obra está prevista para o primeiro semestre de 2018, de acordo com cronograma aprovado pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). O investimento total é de R$ 230 milhões, pagos com recursos da receita de pedágio e financiamentos.

(Fonte: CCR AutoBAn)


Leia mais DestaqueNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/01/30/cidades-beijodo-viaduto-das-valquirias-acontece-hoje-30/

Apoio