Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Ciência: Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue coincidem nesta quarta, (31)

Publicada em 30/01/2018 às 12:36

Os fenômenos da Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue irão acontecer amanhã, (31). Para os brasileiros, o fenômeno visível será a Superlua, série que começou em dezembro e pode ser observada a olho nu. A Agência Nacional Espacial Americana, (NASA), chama essa junção de “Superlua Azul de Sangue”.

A Superlua ocorre quando a Lua está cheia e em seu ponto mais perto da Terra na órbita ao redor do nosso planeta. Esse período é chamado de perigeu, quando o satélite aparece no céu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (Microlua) – quando está mais distante. Já a Lua Azul é um apelido dado à segunda lua cheia que acontece em um mesmo mês. Por ser apenas uma referência ao calendário, não tem de fato uma relação com alguma alteração de cor ou aparência do satélite. Quanto à Lua de Sangue, é decorrente de um eclipse lunar, ou seja, quando a Lua passa pela sombra da Terra, mas não desaparece totalmente e adquire uma tonalidade avermelhada.

Para os brasileiros, apenas a Superlua poderá ser vista, com exceção de algumas localidades no extremo norte do Brasil

Para a agência espanhola EFE, o Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias (IAC, sigla em espanhol) informou que a coincidência da Superlua com um eclipse não acontece desde 1982. Ele poderá ser visto melhor na América do Norte, Oriente Médio, Ásia, Rússia Oriental, Austrália e Nova Zelândia.

 

 

 

 

 

(Fonte: Portal G1)


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/01/30/ciencia-superlua-lua-azul-e-lua-de-sangue-coincidem-nesta-quarta-31/

Apoio