Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cidades: prazo para o cadastro biométrico termina em várias cidades

Publicada em 01/02/2018 às 11:36

Os prazos para o cadastramento biométrico obrigatório terminam em várias cidades. A Justiça Eleitoral encerrou o cadastramento na maioria dos municípios brasileiros. Desde o ano passado, os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s) têm chamado os eleitores de 1.207 municípios para realizar o procedimento.

Em razão da variação de datas em cada município, existe a possibilidade do eleitor consultar a sua cidade neste site do TSE.  O último prazo para o cadastramento obrigatório é 30 de março, mas somente para algumas cidades de São Paulo. Em outras , a data-limite termina antes. Por isso, o eleitor deve ficar atento para não ter o título cancelado, fazendo com ele fique impedido de renovar ou tirar passaporte, participar de concursos públicos e concorrências, bem como renovar matrícula em instituições públicas de ensino e realizar empréstimos de bancos como a Caixa e Banco do Brasil.

Mais de mil municípios foram chamados para realizar o procedimento.

Só poderá votar neste ano quem regularizar o título eleitoral até o dia 9 de maio. Se depois disso o título não estiver válido, o eleitor não participará das eleições. Caso o título seja cancelado, o eleitor deverá comparecer ao cartório eleitoral com o documento cancelado, comprovante de residência (sempre que possível, em nome do eleitor), documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, os seguintes dados: nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade e o comprovante de quitação militar, se for do sexo masculino.

Cerca de 75,5 milhões de pessoas, pouco mais da metade dos 146,7 milhões dos eleitores, já estavam cadastrados na biometria no fim de janeiro. A expectativa da Justiça Eleitoral é de alcançar, neste ano, 82,5 milhões de cadastrados (56,5% do total).


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/02/01/cidades-prazo-para-o-cadastro-biometrico-termina-em-varias-cidades/

Apoio