Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Ciência: biólogo brasileiro aposta em medicamento para curar o Zika vírus

Publicada em 06/02/2018 às 13:28

O biólogo brasileiro Alysson Muotri aposta em medicamentos já existentes que podem curar o Zika vírus. A hipótese dele era de que remédios que já estão no mercado e são usados contra outras doenças poderiam também ser efetivos contra o vírus, que causou alterações neurológicas em mais de 3 mil crianças no Brasil entre 2015 e 2017.

Em estudo publicado em janeiro na revista Scientific Reports, do grupo Nature, a equipe de Muotri diz que o remédio Sofosbuvir, usado no tratamento de hepatite C, pode curar a infecção por Zika e impedir também a transmissão do vírus da mãe para o bebê durante a gravidez. A pesquisa se dividiu entre a Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia e o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP).

Desde outubro de 2015 até dezembro de 2017 foram confirmados 3.037 casos suspeitos

Os pesquisadores testaram o medicamento primeiro em minicérebros – estruturas obtidas a partir de células-tronco que emulam o funcionamento do cérebro – e, em seguida, em camundongos. Em ambos os casos, a taxa de sucesso foi de 100%, segundo o biólogo. “Os minicérebros infectados com Zika responderam imediatamente ao Sofosbuvir. Nas primeiras 24 horas, as células pararam de morrer e voltaram a crescer novamente”, disse Muotri à BBC Brasil. Nos camundongos, a doença mata. Mas conseguimos que eles se recuperassem do estado terminal. E nas fêmeas, impedimos que o vírus chegasse até os fetos. Agora, estamos preparando os testes em humanos.”

Nos próximos três meses, a equipe deve testar o medicamento em pacientes de Zika no Equador, que enfrenta um surto da doença.

(Fonte: Portal G1)


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/02/06/ciencia-biologo-brasileiro-aposta-em-medicamento-para-curar-o-zika-virus/

Apoio