Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cidades: baile de Carnaval do Cecco reúne grupos para folia educativa

Publicada em 07/02/2018 às 14:20

Baile de Carnaval no Cecco teve a participação do CTA para divulgação dos atendimentos realizados

O Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (Cecco) realizou nesta quarta-feira (7) o tradicional Baile de Carnaval, com a participação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em DST/Aids. O momento de descontração foi usado para ressaltar a importância da prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e da facilidade no acesso à testagem ofertada na rede de saúde de Jundiaí.

LEIA TAMBÉM
Cidades: Ministério da Saúde habilita leitos da UTI do Grendacc

Andrea Aparecida de Oliveira, 43 anos, é assistida pelo Núcleo de Assistência ao Portador de Deficiência (Napd). O baile do Cecco será o único momento de descontração carnavalesca. “Faço parte das atividades do Napd, que são oferecidas no Cecco, em artesanato. Este baile de Carnaval é o único que participo. É um momento de descontração e de interação com pessoas de outros programas. Também é importante pelas informações que são passadas, como sobre a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e a Aids. Os preservativos estão disponíveis gratuitamente, assim como os testes realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no CTA”, comenta a cadeirante.

A gerente do Cecco, Fernanda Torres Apolônio, explica que o Baile de Carnaval é mais uma das atividades de integração oferecidas para a cidade. “O espaço do Cecco é destinado exatamente para isso, integrar os usuários. A participação de usuários das UBSs Morada das Vinhas e Agapeama, Napd, Escola de Jovens e Adultos (EJA), Núcleo de Assistência de Saúde da Família (Nasf) 1 e 2, Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil  (Caps IJ) e Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas). A intersetorialidade proporciona a difusão de informações para faixas etárias variadas”, argumenta.

Atuação diária
De acordo com a gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz, o período de Carnaval recebe atenção especial para a divulgação do trabalho que é realizado durante o ano inteiro no departamento. “O preservativo é ofertado gratuitamente em todos os equipamentos de Saúde, ao longo do ano, assim como os testes contra HIV, Sífilis e Hepatite, que podem ser realizados nas UBSs e no CTA. Nesta época, por conta do apelo, o assunto ganha destaque, mas o trabalho é realizado diariamente, em toda a rede, com oferta de atendimento e tratamento”, detalha.

O Cecco é um dos pontos de distribuição gratuita de preservativos. Neste ano, durante o período de Carnaval, além da oferta nos equipamento de saúde, os foliões terão acesso às camisinhas nos Blocos de Rua de Jundiaí. Ao todo foram disponibilizados 150 mil preservativos, mesma quantidade ofertada em anos anteriores.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/02/07/cidades-baile-de-carnaval-do-cecco-reune-grupos-para-folia-educativa/

Apoio