Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Economia: um milhão de pessoas com mais de 60 anos sacaram o PIS/PASEP

Publicada em 07/02/2018 às 13:32

Um milhão de pessoas com mais de 60 anos sacaram os fundos do Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP), entre os dias 22 e 31 de janeiro. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.  Os benefícios foram pagos a maiores de 60 anos que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988, cadastrados no PIS/Pasep entre 1971 e 4 de outubro de 1988.

Os pagamentos foram estipulados pela Medida Provisória (MP) 813/2017, editada pelo governo no fim do ano passado, que reduziu a idade mínima para o saque das cotas do PIS/Pasep para 60 anos, tanto para homens quanto para mulheres e os benefícios foram pagos àqueles que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988, cadastrados no PIS/Pasep entre 1971 e 4 de outubro de 1988.

A consulta do saldo para saque pode ser feita no site da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil

Aqueles que têm conta corrente ou poupança individual na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil receberam no dia 22 de janeiro. Os demais trabalhadores, que não são correntistas dos dois bancos públicos, foram autorizados a fazer os saques no último dia 24. Para mulheres com 62 anos ou mais e homens com 65 anos ou mais, o dinheiro já havia sido liberado no dia 8 de janeiro.  Segundo o Ministério do Planejamento, todas as públicos beneficiadas pela MP podem buscar as agências e requerer o saque da cota: pessoas com mais de 60 anos, aposentados, herdeiros, quem foi transferido para a reserva remunerada ou reforma ou pessoas inválidas.

O PIS e o Pasep foram criados na década de 70. O PIS tem a finalidade de integrar o empregado do setor privado e o desenvolvimento da empresa, enquanto o Pasep reúne arrecadações da União, de estados, municípios, Distrito Federal e territórios destinadas aos empregados do setor público.

(Fonte: Agência Brasil)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/02/07/economia-um-milhao-de-pessoas-com-mais-de-60-anos-sacaram-o-pis-pasep/

Apoio