Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cidades: atendimento contra uso de drogas e álcool é ampliado pela Prefeitura

Publicada em 14/02/2018 às 13:40

O atendimento contra uso de drogas e álcool é ampliado pela Prefeitura de Jundiaí. O número cresceu 16,5% em relação ao realizado nos 12 meses anteriores, no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) III, órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

Dona Marlê é uma das assistidas pelo CAPS e sente a diferença após o tratamento

Marlê de Lima, 50 anos é assistida há 15 anos pelo Caps AD e está livre do consumo de álcool e das drogas desde o ano passado. “Hoje sou uma pessoa diferente. Tenho orgulho do que sou. As pessoas conversam comigo. Consigo manter um diálogo. Sou respeitada. Fiz curso para cuidadora de idosos e vou fazer uma entrevista de emprego para trabalhar na área. Estou muito feliz com o que consegui conquistar. Tenho certeza que isso só foi possível por causa do atendimento que tive durante todo este tempo aqui no Caps AD. Aqui tive o apoio e o tratamento necessário para conseguir me livrar dessa condição, que era uma doença”, conta a assistida.

A terapeuta ocupacional Raquel Kubitza Valente, do Caps AD III,  diz que o cuidado ofertado pelo órgão engloba atendimento multidisciplinar com psicóloga, terapeuta ocupacional, médico, enfermagem e com artesão. O Centro de Atenção Psicossocial oferta o cuidado, basta o usuário do serviço desejar. É um Cuidado em Liberdade, junto do território que a pessoa pertence. Tem como diretrizes o respeito aos direitos humanos, garantia da autonomia, da liberdade e o exercício da cidadania, a promoção da equidade reconhecendo suas determinantes sociais e da saúde”, detalha. “Eu converso com eles e falo do trabalho, do que eu consegui deixando o vício. Uma hora eles vão ser tocados. Por isso falo sempre que os encontro”, conta.

No Caps AD III, também foram realizados cerca de 289 procedimentos de hospitalidade noturna (equivalente à internação para o cuidado em momento de crise) por mês. “A saúde do município de Jundiaí segue atenta às necessidades, considerando inclusive o crescimento populacional e o aumento na prevalência de determinados agravos, sem esquecer a necessidade de integração dos diversos atores envolvidos para o enfrentamento desta questão tão complexa”, explica o coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras drogas, Alexandre Moreno Sandri.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/02/14/cidades-atendimento-contra-uso-de-drogas-e-alcool-e-ampliado-pela-prefeitura/

Apoio