Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cidades: Debea amplia atendimento veterinário em 10%

Publicada em 16/02/2018 às 08:57

O Departamento de Bem Estar Animal (Debea) ligado à Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA) ampliou o atendimento veterinário em 10% em relação ao ano anterior. Com 1,6 mil animais examinados e tratados, o trabalho é elogiado pelos proprietários de animais de estimação que buscam pelas consultas gratuitas.

Neguinho é um cachorro de porte grande, com 10 anos de idade, sete deles vividos com Tiago Luiz Vitorino. O cão já passa por atendimento no Debea há tempos. “O primeiro atendimento aqui foi quando eu adotei o Neguinho. Ele vivia pela rua. Um dia, ele apareceu com uma facada no peito. Trouxe aqui, passou pelo atendimento, recebeu curativo e hoje é esse garotão, meu companheiro”, conta o proprietário.

Os donos dos animais elogiam o atendimento realizado pelo Debea

LEIA TAMBÉM
Debea amplia atendimento e melhora estrutura para cães e gatos

“Aqui o tratamento é muito bom. O pessoal técnico tem todo o cuidado e carinho com os nossos animais. Tenho mais dois cachorros. Um deles que foi adotado pelo Debea. Se um dia precisar de atendimento veterinário, será aqui que virei buscar”, conta.

Além das consultas, 2.042 exames foram realizados nos animais. “O atendimento, conforme Decreto 25.639/2015, é realizado diariamente, com distribuição de 10 senhas, por dia, para animais de munícipes cadastrados. Esse cadastro é feito a partir da apresentação de documentos de identificação do proprietário do animal, comprovante de residência e comprovante de renda, limitado a até dois salários mínimos”, detalha a diretora do Debea, Alessandra Benedetti Ferreira.  O atendimento também é prestado para Organizações Não Governamentais e protetores de animais.

Serviços
Além do atendimento veterinário e exames, o Debea também realiza castrações de cães e gatos, a partir da solicitação realizada pelo 156. A a meta neste ano é ampliar, no mínimo em 33% o número de castrações. Ainda é realizado trabalho de educação sobre guarda responsável desenvolvido em multiplataforma (UGPUMA e a Unidade de Gestão de Educação), nas escolas municipais desde o ano passado, o projeto compreende três aulas educativas – promovidas por uma educadora concursada da administração pública, voluntário protetor de animais silvestres e uma veterinária –, com duração de 60 minutos cada. Somente no ano passado foram realizadas atividades em oito unidades escolares, com mais de 1,1 mil alunos atendidos.

O Debea passa por reforma do espaço para melhoria na qualidade das instalações para atender cães e gatos, incluindo a adequação do centro cirúrgico do prédio.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais DestaqueNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/02/16/cidades-debea-amplia-atendimento-veterinario-em-10/

Apoio