Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Economia: 21% dos brasileiros conseguiram guardar dinheiro em dezembro

Publicada em 20/02/2018 às 11:26

Somente 21% dos brasileiros conseguiram guardar dinheiro em dezembro, representando que dois em cada 10 consumidores tiveram a iniciativa de poupar no último mês de 2017. Assim, 71% dos consumidores não conseguiram colocar o hábito em prática.

Segundo dados do Indicador de Reserva Financeira do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), entre os brasileiros que não pouparam, 40% justificaram o fato pela renda muito baixa, 17% por não terem nenhuma fonte de renda, 16% por terem sido surpreendidos por algum imprevisto e 13% por não terem controle dos gastos e disciplina para guardar dinheiro.

A maioria que possui o hábito de poupar em razão de imprevistos, como doença, por exemplo

Os dados mostram ainda que 34% dos entrevistados afirmaram ter o hábito de poupar. Destes, 12% estipulam o valor a ser poupado e 22% guardam o que sobra do orçamento. Pouco mais da metade (51%) das pessoas ouvidas disseram que não têm hábito de poupar, nem têm reserva financeira. Além desses, 7% disseram que não poupam, mas já têm uma quantia reservada.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o momento econômico limitou a renda das famílias, tornando a poupança de recursos ainda mais difícil, mas nem tudo deve ser atribuído à crise. “O alto desemprego e a queda da renda de fato pesam, mas também há negligência com as próprias finanças. Um controle adequado do orçamento pode fazer a diferença entre ter e não ter dinheiro sobrando no fim do mês”, afirmou Marcela.

Entre os entrevistados que costumam economizar, 57% colocaram o dinheiro na poupança. Em seguida, vêm aqueles que costumam guardam o dinheiro em casa (27%) e os 17% que deixam na conta corrente. Outras opções mais rentáveis de investimentos, porém menos citadas pelos poupadores, são os fundos de investimento (9%), previdência privada (8%), Tesouro Direto (7%), certificados de depósito bancárrio CDBs (5%) e ações (5%).

(Fonte: Agência Brasil)


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/02/20/economia-21-dos-brasileiros-conseguiram-guardar-dinheiro-em-dezembro/

Apoio