Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Tecnologia: Smartphone pode auxiliar no diagnóstico de câncer

Publicada em 20/02/2018 às 14:03

Um protótipo de microscópio que pode ser conectado a um smartphone poderá auxiliar o diagnóstico de câncer de colo de útero. Segundo cientistas do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, o equipamento será dedicado a equipes médicas e a patente já foi solicitada.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de colo de útero é causado pelo Papilomavírus Humano (HPV), sendo o terceiro tipo de câncer que mais afeta mulheres. A infecção pelo HPV é comum e pode causar câncer ao provocar alterações celulares que são detectadas facilmente por intermédio do exame preventivo Papanicolaou, podendo ser tratadas.

O Smartphone poderá substituir câmeras que são usadas no diagnóstico

Sebastião Pratavieira, pesquisador e um dos responsáveis pela invenção, explica que a intenção de usar smartphone visa a substituição das tradicionais câmeras científicas  acopladas a computadores para se registrar imagens de diagnóstico. Embora sejam úteis, essas câmeras, segundo o cientista, não são tão práticas quanto os celulares.

Além do espaço para a instalação, o protótipo do microscópio contém um LED azul, bem como conjuntos de lentes e fibras ópticas. Para observar uma lesão através do protótipo, aplica-se um corante na área a ser analisada, evidenciando as principais características que são avaliadas, como, a quantidade de células e o tamanho de seus núcleos. As células podem ser observadas tanto na pele do paciente como em amostras obtidas por meio de citologia esfoliativa – quando parte da lesão é retirada do indivíduo através de uma raspagem para então ser estudada.

Entretanto, para avaliar o potencial do novo protótipo, será necessário comparar sua eficiência com a do método de diagnóstico tradicional em estudos clínicos que serão desenvolvidos em lesões de colo de útero.

(Fonte: Jornal da USP)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/02/20/tecnologia-smartphone-pode-auxiliar-no-diagnostico-de-cancer/

Apoio