Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cidades: Zoonoses realiza ações contra a raiva em áreas rurais

Publicada em 22/02/2018 às 10:47

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) realiza ações de conscientização contra a raiva em zonas rurais. Os agentes da Unidade percorrem as propriedades em busca de animais que tenham sido atacados por morcegos hematófagos contaminados que possam transmitir a doença.

Animais contaminados podem transmitir a doença à população

“Os agentes da UVZ percorrem os sítios e chácaras no entorno da propriedade onde houve a morte, até então suspeita, para orientar as pessoas com relação à necessidade de vacinação dos bovinos, suínos, equinos e caprinos contra raiva. A dose pode ser adquirida em agropecuárias”, explica o gerente da UVZ, Carlos Ozahata. O gerente também destaca que a medida é de caráter preventivo e que imunização é a única forma de combater a doença.

A vacina é disponível para animais de pequeno porte de forma permanente e gratuita na UVZ (rua dos Bandeirantes, 375, Ponte de Campinas), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, além da campanha anual de vacinação gratuita para cães e gatos contra a doença desenvolvida pelos agentes do órgão em toda a cidade.

Caso a população encontre animais vivos ou mortos em zona de risco, é necessário realizar a solicitação através do canal 156 para que a Unidade de Vigilância de Zoonoses possa dar encaminhamento ao caso. Ainda, a pasta alerta que não se deve matar os animais, pois, assim como os seres humanos, eles são vítimas dos vírus.

A raiva é uma doença viral que infecta o sistema nervoso central, causando encefalopatia e morte. Nos animais, os sintomas são falta de apetitem dificuldade para caminhar, sinais de convulsão e salivação intensa.  A contaminação ocorre por contato, seja com saliva ou secreção.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/02/22/cidades-zoonoses-realiza-acoes-contra-a-raiva-em-areas-rurais/

Apoio