Cidades: HU passa a pedir documento de identificação para atendimento
A partir do dia 1º de Março, será necessária a apresentação de documentos de identificação e com foto para os atendimentos no Hospital Universitário (HU) de Jundiaí. A medida foi anunciada em novembro do ano passado e visa aumentar a eficiência na identificação dos pacientes.
Outro ponto está relacionado com a segurança. Com a identificação dos pacientes, serão evitadas abreviações, erros de grafia, duplicidade e inclusão de outros dados que podem diferenciá-lo de homônimos. Além disso, a identificação correta está é prevista nos protocolos básicos de segurança do paciente, aprovados pelo Ministério da Saúde, em 2013. Caso não haja a apresentação da documentação, o paciente não terá o atendimento negado, porém o hospital concederá um prazo para que ele seja apresentado.
Em média, são atendidas 10 mil pessoas por mês e com a implantação do sistema integrado será possível acompanhar toda a assistência prestada a partir do atendimento na recepção. Além disso, a equipe médica passará a ter acesso ao prontuário eletrônico do paciente, no qual consta todo seu histórico. “Este prontuário incluirá consultas anteriores, prescrições de medicamentos e outras informações que permitirão a busca por terapias mais eficazes para cada caso”, destaca a diretora clínica do HU, Dra. Ana Paula Felgueiras.
Cerca de 40% das pessoas atendidas não apresentam documentos. Com esta medida, o hospital pretende prestar atendimento cada vez mais humanizado e eficiente ao paciente.
(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)