Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Saúde: no São Vicente, índice de mortes em cirurgias cardíacas é menor que a média

Publicada em 26/02/2018 às 14:14

Em estudo realizado nos últimos dez anos, para avaliar diversos dados hospitalares relacionados às cirurgias cardíacas, as equipes do Hospital São Vicente constataram que o índice de mortalidade na instituição é menor que os índices internacionais.

O cirurgião Alexandre Zilli afirma que a média de óbitos corresponde a 4,3% de cada 100 operados morreram menos que cinco pacientes, enquanto o EuroSCORE é de 16,6%. A média nacional de mortalidade cirúrgica  é de 7% e nos EUA (Society Thoracic Surgeons) de cerca de 4%. EuroSCORE é o sistema europeu de avaliação de risco em cirurgia cardíaca (European System for Cardiac Operative Risk Evaluation – EuroSCORE), desenvolvido em 128 centros países europeus e destina-se a prever mortalidade em 30 dias nos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca.

Índice encontra-se abaixo da média do país

Os pacientes do Hospital São Vicente são de alta complexidade. “Pacientes recém infartados ou vindos do Pronto-Socorro para cirurgias de urgência têm, em média, de 5 a 10% a mais de chances de ir a óbito. Conseguimos reduzir o tempo de internação na UTI em 7% e na Unidade Pós-Operatória em 15%, atingindo a meta de redução de infecção total em 20% e de sítio cirúrgico em 40%”, explica Zilli, responsável pelo estudo.

Nos últimos 10 anos, foram realizadas 1716 cirurgias. Do total, 54% eram de ponte de safena, 19% de troca de válvula e o restante, cirurgias mais complexas, como cirurgias combinadas, de aneurisma/dissecção de aorta, reoperações e de cardiopatias congênitas.

(Fonte: Assessoria HSV)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/02/26/saude-no-sao-vicente-indice-de-mortes-em-cirurgias-cardiacas-e-menor-que-a-media/

Apoio