Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Saúde: Zoonoses inicia segunda fase de orientação sobre a raiva

Publicada em 27/02/2018 às 10:33

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) inicia a segunda fase de orientação sobre a raiva aos moradores do bairro Rio Acima, região onde houve registro positivo de dois casos da doença. Essa etapa corresponde a verificação do percentual de animais vacinados.

As visitas dos agentes de saúde tem caráter de orientação

O veterinário da UVZ, Luis Gustavo Grijota Nascimento, ressalta a importância de realizar as ações de orientação a respeito dos riscos da doença e também a necessidade da vacinação. Para os cães e gatos, a UVZ disponibiliza doses da vacina antirrábica durante todo ano. Porém, para os animais de produção, é preciso que os proprietários providenciem a vacinação através de veterinários que os prestam assistência.

No pasto do sítio de Maria Antonia Suhr, um novilho morreu vítima de raiva na semana passada. Apesar de não ser a proprietária do animal – apenas loca o espaço para engorda -, ficou preocupada com a situação. “Temos cães e gatos que, por terem chegado ao sítio após a campanha de vacinação da raiva no ano passado, não eram imunizados. A vacinação é a única forma de prevenir desta doença. Ficamos vulneráveis, pois não sabemos identificar qual morcego realmente é o transmissor da doença”, comenta.

O último registro de raiva em Jundiaí foi em dois morcegos insetívoros, em 2015. Em animal doméstico de grande porte os registros de mortes em bovinos e equinos datam de 2002. Até segunda-feira (26), a cidade registra sete animais mortos suspeitos pela doença, sendo: dois confirmados, três em aguardo de resultado e dois impossibilitados de coleta de material.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/02/27/saude-zoonoses-inicia-segunda-fase-de-orientacao-sobre-a-raiva/

Apoio