Saúde: UVZ monta posto de vacinação avançado contra raiva animal
A Unidade Vigilância e Zoonoses implanta, no bairro Rio Acima, o posto de vacinação avançado contra a raiva animal. Em entrevista para o programa “Alô JundiaÔ, da Rádio TEC, apresentado pelo jornalista Rafael Amaral na manhã desta sexta-feira (2), o veterinário da Unidade, Gustavo Grijota, detalhou como serão feitos os atendimentos.
Na próxima terça-feira (6), os animais domésticos, como cães e gatos, poderão ser vacinados no horário das 14h à s 16h na Av. Geraldo Azzoni, 2590, defronte ao Mini Mercado Rio Acima e na quarta (7), na Rua Vereador Rogério Giuntini, chácara dos companheiros, em frente a igreja evangélica, no horário das 9h à s 11h.Â
Deverão ser imunizados aqueles animais que não tomaram a vacina até fevereiro ano passado. Segundo o veterinário, essa é a única forma de prevenção da doença. Ao vacinar, tanto o animal de estimação e a famÃlia estarão protegidos contra a enfermidade. De acordo com Gustavo, os sintomas podem variar conforma a espécie. “Os cães, por exemplo, podem apresentar agressividade e salivação intensa.”
A UVZ tem realizado, desde a suspeita do caso de raiva em bovinos, ações no bairro Rio Acima para identificar os animais contaminados com o vÃrus a fim e evitar novos casos da doença, além de pesquisar e orientar a população.O veterinário da Unidade ressalta que quando um morcego hematófago é detectado com a doença, ele é retirado do local para o diagnóstico. Essa retirada é acompanhada de uma justificativa, pois é caracterizado como uma espécie regional. Dessa forma, também, é possÃvel reduzir as contaminações pelo vÃrus.
A região do Rio Acima registra três casos confirmados de raiva animal em bovinos. Ainda estão em análise dois casos e outras duas mortes suspeitas tiveram amostras inadequadas para estudo.