Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Saúde: UVZ monta posto de vacinação avançado contra raiva animal

Publicada em 02/03/2018 às 11:28

A Unidade Vigilância e Zoonoses implanta, no bairro Rio Acima, o posto de vacinação avançado contra a raiva animal. Em entrevista para o programa “Alô Jundiaí”, da Rádio TEC, apresentado pelo jornalista Rafael Amaral na manhã desta sexta-feira (2), o veterinário da Unidade, Gustavo Grijota, detalhou como serão feitos os atendimentos.

Na próxima terça-feira (6), os animais domésticos, como cães e gatos, poderão ser vacinados no horário das 14h às 16h na Av. Geraldo Azzoni, 2590, defronte ao Mini Mercado Rio Acima e na quarta (7), na Rua Vereador Rogério Giuntini, chácara dos companheiros, em frente a igreja evangélica, no horário das 9h às 11h. 

Deverão ser imunizados aqueles animais que não tomaram a vacina até fevereiro ano passado. Segundo o veterinário, essa é a única forma de prevenção da doença. Ao vacinar, tanto o animal de estimação e a família estarão protegidos contra a enfermidade. De acordo com Gustavo, os sintomas podem variar conforma a espécie. “Os cães, por exemplo, podem apresentar agressividade e salivação intensa.”

A UVZ tem realizado, desde a suspeita do caso de raiva em bovinos, ações no bairro Rio Acima para identificar os animais contaminados com o vírus a fim e evitar novos casos da doença, além de pesquisar e orientar a população.O veterinário da Unidade ressalta que quando um morcego hematófago é detectado com a doença, ele é retirado do local para o diagnóstico. Essa retirada é acompanhada de uma justificativa, pois é caracterizado como uma espécie regional. Dessa forma, também, é possível reduzir as contaminações pelo vírus.

A região do Rio Acima registra três casos confirmados de raiva animal em bovinos. Ainda estão em análise dois casos e outras duas mortes suspeitas tiveram amostras inadequadas para estudo.

 


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/03/02/saude-uvz-monta-posto-de-vacinacao-avancado-contra-raiva-animal/

Apoio