Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Science Days: educação trará respostas que humanidade busca

Publicada em 08/03/2018 às 18:08

Pedro Fávaro Jr.

O representante da agência espacial norte-americana no Brasil, a Nasa, garantiu a uma plateia de mais de 600 pessoas que as crianças de 5 a 8 anos, visitantes da Science Days realizada nesta quinta-feira (8), em Jundiaí, estarão entre os primeiros colonizadores de Marte. “Eu não aposto, porque não gosto de jogos. Eu garanto que elas estarão entre esses colonizadores. E você, eu, as pessoas um pouco mais velhas que eles seremos seus mentores”, afirmou categoricamente o representante da agência espacial norte-americana, insistindo na necessidade de se valorizar a educação e o pensamento.

Com um público total de 23 mil visitantes, o Science Days, promovido no Parque Comendador Antônio Carbonari, foi encerrado com a palestra de Jefferson Michaelis, diretor da Câmara de Comércio Brasil-Flórida e representante da Nasa no Brasil. Jeff – como é chamado – além de apostar na presença de nossas crianças na colonização interplanetária, observou que sua convicção vem do fato de sua família, num tempo de guerra, ter sido muito bem acolhida e tratada pelos brasileiros.

“Hoje, sou funcionário da Nasa. Trabalho nesse lugar visto no filme que acabou de passar, um lugar de inovação, de empreendimento, de pensar à frente sem medo. Essas crianças que estiveram aqui, as mais novas, fizeram as perguntas mais importantes, porque o cérebro delas ainda é elástico. Elas não têm medo. Crescemos, nosso cérebro perde a elasticidade e ficamos medrosos. Não fazemos mais as perguntas certas, importantes”, avaliou Jeff.

Antes de iniciar sua palestra, de título longo e pomposo (Esforços e Avanços Internacionais para Desenvolver a Próxima Geração de Educadores, Inovadores e Empreendedores na Area de Stem) o representante da Nasa fez uma homenagem especial aos educadores presentes. Pediu que todos fossem à frente do palco e lembrou que alguém tem que pontuar a educação das crianças nos dias de hoje.

“Os pais não tem mais tempo de educar os filhos. Então os professores acabam acumulando essa missão. E às vezes parecem chatos. Mas alguém precisa ser chato. Precisa dar os limites. Eu agradeço meus professores todos e peço que vocês, em homenagem aos seus professores, aplaudam essas pessoas aqui na frente”, pediu. Foi um momento de emoção forte.

Sobre o pensamento aguçado, Jeff lembrou que essa é uma característica dos brasileiros, num país que tem recursos fantásticos. Segundo ele, o brasileiro está sempre pensando em como resolver coisas bastante sérias e tem soluções fantásticas para tudo aquilo que enfrenta. “Por essa razão estou aqui. Existem oito milhões de empregos na área de STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics), setores em que atuo”, disse. Na opinião de Jeff, a oportunidade é fantástica e muitas dessas vagas serão alcançadas por brasileiros e brasileiras.

Jeff agradeceu o apoio dado ao Science Days que, em Jundiaí, já é considerado o maior da América Latina. O evento promovido pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Município teve o apoio e participação de todas as outras unidades de gestão.


Leia mais DestaqueNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/03/08/science-days-educacao-trara-respostas-que-humanidade-busca/

Apoio