Saúde: Unicamp descobre tratamento mais eficaz contra esquizofrenia
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Biologia da Unicamp descobriu, através de estudo, um tratamento mais eficaz contra a esquizofrenia. Através da verificação de lipÃdeos (gorduras) pode ser possÃvel apontar qual dos medicamentos contra a doença é mais indicado. Dentre os mais comuns estão: a Risperidona, a Olanpezina e Quetiapina.
Os profissionais necessitam, atualmente, de quatro a seis semanas para descobrir a eficácia da droga escolhida entre estas três, dificultando e prolongando o inÃcio do tratamento. Segundo os pesquisadores do Laboratório de Neuroproteômica da Unicamp, as chances do primeiro remédio escolhido no inÃcio não surtir efeito pode ser de até 50%.
A determinação da droga correta para o tratamento também colabora para evitar o agravamento da doença com os efeitos colaterais e a ineficácia da medicação utilizada, pois esquizofrenia é uma doença diagnosticada clinicamente por um psiquiatra durante uma espécie de entrevista, ou seja, não existe um teste ou exame sanguÃneo capaz de identificá-la. O grupo de pesquisadores da Unicamp, formado por Daniel Martins-de-Souza, doutores Adriano Aquino e Guilherme Alexandrino e pela doutoranda Sheila Garcia, patentearam a pesquisa. O estudo deve ser publicado em revista especializada em breve.