Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Ciência: Stephen Hawking morre aos 76 anos na Inglaterra

Publicada em 14/03/2018 às 10:47

O físico sofria de esclerose amiotrófica, uma doença que não tem cura

O físico britânico Stephen William Hawking, 76, morreu nesta quarta -feira (14) na Inglaterra. Hawking se tornou um dos cientistas mais reconhecidos mundialmente ao tratar de temas como a  a natureza da gravidade e a origem do universo. O anúncio de seu falecimento foi feito pela família à imprensa inglesa e a causa ainda não foi divulgada. “Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje”, disseram seus filhos Lucy, Robert e Tim. “Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos”.

O cientista nasceu em  de janeiro de 1942 em Oxford, na Inglaterra. Quando fez 8 anos de idade, se mudou para St. Albans, cidade localizada a cerca de 30 km de Londres, capital do país. Estudou na University College, em sua cidade natal. Stephen queria estudar matemática, enquanto sua família queria que ele estudasse medicina. Como matemática não estava disponível na grade da universidade, ele escolheu física e se formou em 1962.

Em 1965, recebeu sua primeira premiação na classe de licenciatura em Ciências Naturais, deixou Oxford e foi para Cambridge fazer uma pesquisa na área de cosmologia, a qual tornou-se doutor. Dentre as obras de mais destaque está “O universo em uma casca de noz” e “Uma breve história do tempo”.

Stephen sofria de uma doença que não tinha cura e cujo diagnóstico é difícil, a esclerose amiotrófica. O cientista descobriu a doença aos 21 anos de idade. Hawking vivia em uma cadeira de rodas e era dependente de um sistema de voz computadorizado para se comunicar com as pessoas. Essa condição é considerada rara uma vez que a doença pode se manifestar em pessoas com mais de 50 anos de idade.

Casou-se e divorciou-se duas vezes. O primeiro matrimônio aconteceu em 1965, com Jane Hawking. Separou-se em 1991. Em 1995, teve seu segundo casamento com a enfermeira Elaine Mason, divorciando-se em 2006.

(Fonte: Portal G1)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/03/14/ciencia-stephen-hawking-aos-76-anos-morre-na-inglaterra/

Apoio