Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Tecnologia: fake news circulam mais rápido que notícias reais

Publicada em 15/03/2018 às 12:13

O Twitter publicou novas regras que buscam limitar a influência dos “bots” no funcionamento da rede social.

As notícias falsas ou “fake news” circulam mais rápido pela internet que as informações verdadeiras, devido mais aos próprios internautas que a programas informáticos automáticos, segundo um estudo publicado pela revista Science.

O estudo foi realizado sobre 126.000 informações verdadeiras e falsas entre 2006 e 2017, difundidas pelo Twitter por três milhões de pessoas mais de 4,5 milhões de vezes.

Para fazer de modo eficaz a distinção entre notícias verdadeiras e falsas, a equipe trabalhou com seis organizações independentes de verificação de dados. As informações enganosas são em média difundidas mais rapidamente e mais amplamente que as verdadeiras, segundo os pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Em média, as informações verdadeiras requerem seis vezes mais tempo que as falsas para chegar a 1.500 pessoas, segundo suas análises. A diferença é ainda mais acentuada para notícias políticas que para as relacionadas ao terrorismo, às catástrofes naturais, à ciência, às lendas urbanas e aos assuntos financeiros.

Esta propensão a difundir informações falsas poderia se dever, segundo o estudo, ao seu caráter de novidade e ao fato de que surpreendem mais os leitores que as informações verdadeiras.

As contas de Twitter que publicam informações falsas têm em média menos seguidores, seguem menos contas e são menos ativas que as contas dos que tuítam informações verdadeiras. No final de fevereiro, o Twitter publicou novas regras que buscam limitar a influência dos “bots” no funcionamento da rede social.

Fonte: Exame


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/03/15/tecnologia-fake-news-circulam-mais-rapido-que-noticias-reais/

Apoio