Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Tecnologia: golpe no WhatsApp promete vale-presente de Páscoa

Publicada em 16/03/2018 às 12:04

É recomendado que o usuário utilize aplicativos de segurança

A proximidade com a Páscoa reacendeu o sinal de alerta contra golpes e fraudes que circulam nas redes sociais e no WhatsApp. A bola da vez é uma falsa promoção de Páscoa que promete dar um vale-presente de R$ 800, mas, na verdade, apenas deixa o seu dispositivo exposto à ação de pessoas mal-intencionadas. De acordo com a companhia de segurança digital PSafe, a ação já atingiu 309 mil pessoas.

A técnica usada pelos criminosos não difere em quase nada de outras ações do tipo: uma mensagem promete o vale-compras e contém um link; ao clicar sobre ele, o usuário precisa responder um miniquestionário e depois pressionar um botão para “aceitar o presente”.

O botão, porém, ativa o recebimento de notificações da página no navegador mobile, expondo o aparelho a ainda mais ações nocivas. Por meio dessas notificações, os cibercriminosos enviam páginas repletas de publicidade e malwares que podem resultar no roubo de dados sensíveis.

É recomendado que o usuário utilize aplicativos de segurança, que podem detectar a presença de links suspeitos e bloquear o acesso a eles. Além disso, manter uma rotina de cuidado quando usa o seu smartphone é outra dica bastante valiosa.

Fonte: Tecmundo


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/03/16/tecnologia-golpe-no-whatsapp-promete-vale-presente-de-pascoa/

Apoio