Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Educação: Prefeitura lança “Escola Inovadora” com entrega de creche

Publicada em 18/03/2018 às 10:57

“Sejam bem-vindos de volta ao lar”. Foi com esta frase que a diretora da EMEB Waldemir Savoy, Larissa Marinelli, recebeu emocionada o público presente para a cerimônia de entrega da creche do Jardim Tulipas, ocorrida na manhã deste sábado (17). A creche – fechada desde 2016 após apresentar patologias estruturais e necessitar de medidas corretivas urgentes- é a primeira a ser entregue dentro do programa “Escola Inovadora”, que tem como eixos a modernização da ambiência e da infraestrutura das escolas, a valorização dos educadores e o investimento em projetos com foco na aprendizagem dos alunos.

Inauguração marcou o lançamento do programa Escola Inovadora

LEIA TAMBÉM:
Economia: Henkel deve investir na unidade de Jundiaí

“Há um estudo feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que destaca que uma boa ambiência escolar, ou seja, o ambiente onde a criança passa boa parte do seu tempo, influencia positivamente em seu desenvolvimento”, afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado. “Além da modernização da ambiência e investimento em infraestrutura, as ações são direcionadas para a qualidade do ensino e inovações curriculares, como a inserção de aulas de inglês para crianças de 4 e 5 anos”, explicou ele.

“A proposta é fazer do Escola Inovadora o maior programa integrado de Educação de Jundiaí. Com ele, está iniciada a construção da Jundiaí do futuro. Nossas crianças e professores são o foco permanente dos esforços e investimentos do governo municipal na execução do Plano Plurianual 2018/2021”, garantiu o prefeito.

A gestora da Unidade de Educação, Vasti Ferrari Marques, acrescentou que cerca de 20 escolas da rede municipal de ensino também passarão pelo processo de ambientação diferenciada, com investimento em mobiliário, tecnologia e outras adequações estruturais para melhoria dos espaços. “A EMEB Waldemir Savoy representa um momento novo na educação, o momento de olhar a escola e saber que ela propicia à criança e comunidade um sentimento de pertencimento ao local onde vive”.

Uma nova escola

O total investido pela Prefeitura de Jundiaí na reforma e ampliação da EMEB foi de R$ 1.368.749,67. Com as melhorias, aumentou o número de vagas, passando de 96 para 162 alunos, e a ampliou a faixa-etária atendida (antes eram crianças de dois e três anos, e agora, serão recebidas crianças de 0 a três) e área construída, que agora possui 1.553m². A nova escola recebeu tratamento de fissuras e de umidade, reboco interno, pintura, reparo nas janelas e no telhado, colocação de armários, novo piso, instalação de parquinho, além da construção de solários, de pista de motoca e de tanque de areia.

Ciente dos perigos estruturais que existiam no prédio da escola antes da reforma, a diretora Larissa destacou que os últimos dois anos foram difíceis para todos. “A antiga escola representava um risco à integridade das crianças e dos funcionários. Foi uma batalha grande e a vitória deve ser compartilhada por todos que contribuíram para entregar este prédio lindo às nossas crianças”, diz Larissa.

A designer de sobrancelha Fernanda Braitt, mãe da pequena Lara, de 5 anos, fez questão de participar do evento. Integrante do grupo de mães que esteve à frente das ações que resultaram na reforma, Fernanda comemora a nova fase. “Minha filha estudou aqui por dois anos. Me sinto muito orgulhosa de ver como ficou esta escola e também por ver que valeu a pena ter esperado. Dou os parabéns a todos que conseguiram devolver esta creche ao nosso bairro”.

Outra mãe que estava celebrando era Mariana Gandolfi. Ela, assim como as demais mães, também sentiu na pele a mudança provisória das crianças para o bairro do Eloy Chaves. “Voltar com as crianças para o bairro que a gente mora é um alívio, sem contar que a escola está maravilhosa!”.

Mais 500 vagas em creches

Durante a cerimônia, o prefeito Luiz Fernando Machado também anunciou que, até o final deste ano, mais vagas de creches serão criadas, graças às reformas e ampliações que estão previstas para os próximos meses. “Sabemos que ainda não é o suficiente, mas teremos, no mínimo, 500 novas vagas em creches até o final deste ano, também como resultado do Escola Inovadora”.

No final da cerimônia, o prefeito, acompanhado das demais autoridades presentes, plantou um pé de ipê branco no jardim da escola, para representar a nova fase da EMEB Waldermir Savoy.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/03/18/educacao-prefeitura-lanca-escola-inovadora-com-entrega-de-creche/

Apoio