Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Economia: Banco Central registra queda de 0,56% na prévia do PIB

Publicada em 19/03/2018 às 11:10

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (19) pelo Banco Central, a prévia do PIB brasileiro registrou queda de 0,56% em comparação com o mês de dezembro do ano passado. Esses dados se relacionam ao Índice de Atividade Econômica do Banco Centra (IBC- Br). O resultado foi calculado após ajuste sazonal, uma compensação para comparar períodos diferentes.

O índice IBC- Br também aponta o nível de atividades da indústria, comércio e agropecuária

 

A queda do indicador em janeiro deste ano acontece após quatro meses de expansão. Em 12 meses encerrados em janeiro, houve crescimento de 1,2% sem ajustes. O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O índice incorpora também  informações sobre o nível de atividade de três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos. Porém, o indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), que corresponde a soma de todas as riquezas produzidas no país e é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

(Fonte: Agência Brasil)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/03/19/economia-banco-central-registra-queda-de-056-na-previa-do-pib/

Apoio