RádioTEC: diretor de mananciais fala direto do 8º Fórum Mundial da Água
A DAE Jundiaí participa do 8º Fórum Mundial da Água, que ocorre em Brasília e segue até a próxima sexta-feira (23). Nesta terça (20), o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro, deu uma entrevista à RádioTEC, direto do Fórum, e falou sobre a importância de se levar alguns cases de sucesso para o evento.
LEIA TAMBÉM:
Esportes: Agita Jundiaí terá edição na água
“Estamos difundindo, durante o evento, alguns cases de sucesso da DAE”, declarou o diretor. “A todos que desejarem assistir nossas palestras, estamos no estande do Consórcio PCJ [Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí].”
Os cinco cases da DAE em destaque no Fórum são: o reenquadramento de classe do rio Jundiaí, que passou da categoria 4 para 3; a segurança hídrica, que permitiu ao município garantir o abastecimento durante a crise hídrica de 2014; a implantação do Cerju (Comitê de Estudos e Recuperação do Rio Jundiaí); a criação do Parque da Cidade, que protege, de modo sustentável, a represa de abastecimento e é um símbolo de qualidade de vida; e as ações de fiscalização de mananciais.
Em relação ao tratamento de esgoto, Martin informou que “Jundiaí coleta 98% do esgoto e trata 100% dele, e após esse tratamento ele é devolvido ao rio Jundiaí, dentro das normas legais, com 94% de eficiência”. “Ou seja, nós estamos totalmente enquadrados em uma devolução adequada para o corpo hídrico.”
Ouça a entrevista completa: