Saúde: infecções respiratórias se tornam mais comuns no outono
O outono chegou e com ele, os meses mais frios do ano. Nesse perÃodo, é comum as pessoas ficarem mais próximas e em lugares fechados, o que facilita a disseminação de algumas doenças transmitidas pelo ar.
Os problemas podem ocorrer em qualquer época do ano, mas as caracterÃsticas do outono e do inverno são ideais para a ação dos vilões nessas estações. “A associação da diminuição da temperatura, da baixa umidade relativa do ar e do maior nÃvel de poluição atmosférica aumentam os casos de doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas”, diz José Eduardo Delfini Cançado, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).
As infecções mais comuns são as respiratórias, como a gripe e o resfriado. A gripe é altamente contagiosa e pode ser transmitida quando o doente tosse, fala ou espirra.
As infecções virais podem ser a porta de entrada para outras doenças mais graves, já que diminuem a imunidade e deixam o organismo debilitado. Um exemplo é a pneumonia, causada por bactéria. De acordo com o médico Cançado, pneumonia é a principal causa de mortes no mundo em crianças abaixo de seis anos e o maior motivo de internações no Sistema Único de Saúde do Brasil.
O grupo que tem mais chances de desenvolver complicações é formado pelos extremos de idade, além de portadores de doenças crônicas, diabéticos, pacientes com insuficiência renal, gestantes, profissionais da saúde e pessoas HIV positivo. Outras patologias comuns no perÃodo frio são otite, bronquite, asma, sinusite, rinite e conjuntivite.
PREVENÇÃO
Uma das formas de prevenir-se das doenças tÃpicas das estações frias é evitar aglomerações e lugares fechados. Também é importante deixar as janelas abertas para que a casa seja ventilada.
A melhor maneira de se proteger da gripe é a vacina, mesmo com as mutações que o vÃrus influenza sofre. Os médicos alertam que sua eficácia não é de 100%, mas que, no mÃnimo, a injeção garante sintomas mais amenos. A vacinação tem de ser anual, uma vez que o vÃrus da gripe sofre pequenas mutações todos os anos. Há também a vacina antipneumocócica, que protege contra pneumonias, otites e meningites.
PREVISÃO DO TEMPO
Com a chegada do outono, moradores do Sudeste podem se preparar para uma estação um pouco mais seca. A estação de transição entre o verão (mais quente e chuvoso) e o inverno (mais frio e seco) não deve trazer surpresas vindas do PacÃfico, nem La Niña, nem El Niño neste ano.
O que é mais provável de acontecer é que a umidade trazida do Norte para o resto do paÃs vá diminuir ao longo de abril; em maio, massas de ar frio vindas da região polar começam a chegar pelo sul do Brasil; e, em junho, o tempo frio e seco deve avançar pelo resto do paÃs. Segundo o Climatempo, as chuvas no Sudeste já começam a rarear.
Fonte: Exame/Terra