Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Saúde: infecções respiratórias se tornam mais comuns no outono

Publicada em 20/03/2018 às 11:35

Outras patologias comuns nos períodos mais frios são: otite, bronquite, asma, sinusite, rinite e conjuntivite

O outono chegou e com ele, os meses mais frios do ano. Nesse período, é comum as pessoas ficarem mais próximas e em lugares fechados, o que facilita a disseminação de algumas doenças transmitidas pelo ar.

Os problemas podem ocorrer em qualquer época do ano, mas as características do outono e do inverno são ideais para a ação dos vilões nessas estações. “A associação da diminuição da temperatura, da baixa umidade relativa do ar e do maior nível de poluição atmosférica aumentam os casos de doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas”, diz José Eduardo Delfini Cançado, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

As infecções mais comuns são as respiratórias, como a gripe e o resfriado. A gripe é altamente contagiosa e pode ser transmitida quando o doente tosse, fala ou espirra.

As infecções virais podem ser a porta de entrada para outras doenças mais graves, já que diminuem a imunidade e deixam o organismo debilitado. Um exemplo é a pneumonia, causada por bactéria. De acordo com o médico Cançado, pneumonia é a principal causa de mortes no mundo em crianças abaixo de seis anos e o maior motivo de internações no Sistema Único de Saúde do Brasil.

O grupo que tem mais chances de desenvolver complicações é formado pelos extremos de idade, além de portadores de doenças crônicas, diabéticos, pacientes com insuficiência renal, gestantes, profissionais da saúde e pessoas HIV positivo. Outras patologias comuns no período frio são otite, bronquite, asma, sinusite, rinite e conjuntivite.

PREVENÇÃO
Uma das formas de prevenir-se das doenças típicas das estações frias é evitar aglomerações e lugares fechados. Também é importante deixar as janelas abertas para que a casa seja ventilada.

A melhor maneira de se proteger da gripe é a vacina, mesmo com as mutações que o vírus influenza sofre. Os médicos alertam que sua eficácia não é de 100%, mas que, no mínimo, a injeção garante sintomas mais amenos. A vacinação tem de ser anual, uma vez que o vírus da gripe sofre pequenas mutações todos os anos. Há também a vacina antipneumocócica, que protege contra pneumonias, otites e meningites.

PREVISÃO DO TEMPO
Com a chegada do outono, moradores do Sudeste podem se preparar para uma estação um pouco mais seca. A estação de transição entre o verão (mais quente e chuvoso) e o inverno (mais frio e seco) não deve trazer surpresas vindas do Pacífico, nem La Niña, nem El Niño neste ano.

O que é mais provável de acontecer é que a umidade trazida do Norte para o resto do país vá diminuir ao longo de abril; em maio, massas de ar frio vindas da região polar começam a chegar pelo sul do Brasil; e, em junho, o tempo frio e seco deve avançar pelo resto do país. Segundo o Climatempo, as chuvas no Sudeste já começam a rarear.

Fonte: Exame/Terra


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/03/20/saude-doencas-respiratorias-se-tornam-mais-comuns-no-outono/

Apoio