Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Saúde: Unidades Básicas recebem computadores para informatizar prontuário

Publicada em 21/03/2018 às 13:26

As Unidades Básicas de Saúde receberam 70 computadores, além de switchs e nobreaks. As entregas começaram a  última terça-feira (20). Os equipamentos fazem parte do processo de implantação dos prontuários eletrônicos, que estarão disponíveis até o final do ano, em toda a rede municipal.

Com a informatização total da saúde, o histórico do usuário, inclusive exames e medicamentos prescritos, estarão disponíveis ao médico, no momento da consulta, agilizando o atendimento e garantindo melhor resposta ao paciente. Além dos equipamentos, outras duas frentes – software e internet de alta velocidade – são realizadas de forma concomitante.

Todas as UBSs receberam os equipamentos, mas operacionalização será feita através de etapas

Todas as 36 UBSs de Jundiaí foram contempladas com equipamentos. “Esta é a primeira fase de entregas de computadores. Atendemos a, no mínimo, 50% da necessidade dos locais. No segundo semestre chegarão os demais 132 microcomputadores que serão instalados nas salas de consultas. O desenvolvimento do software por parte da Cijun está avançado, assim como o trabalho para a implantação da rede de fibra ótica para a internet de alta velocidade – que atenderá não somente UBSs como os demais órgãos públicos”, comenta o gestor Tiago Texera.

A verba para a aquisição da primeira etapa com, 240 equipamentos, é proveniente de emenda parlamentar, no valor de R$ 652.860. Para a fase final de aquisição de hardware, já foi destinada mais R$ 416.136 mil, também por emendas parlamentares. Ainda de acordo com Texera, além do atendimento mais rápido e preciso ao paciente, o sistema controlará a dispensação de medicamentos. “Será possível identificar se o paciente está fazendo o uso adequado dos medicamentos. Por exemplo: se uma pessoa precisa tomar um determinado medicamento por dia, e vai buscar antes, significa que está tomando mais que o indicado. O mesmo acontece se demora mais tempo, significa que não está tomando adequadamente”, detalha.

O gestor acompanhou a entrega e instalação dos equipamentos na UBS Tulipas. O local contava com apenas dois computadores em funcionamento na recepção. De acordo com a gerente da unidade, Roseli Aparecida Souza Leal, será possível reduzir o tempo para o atendimento dos usuários a partir da entrega realizada. “Com cinco computadores teremos a capacidade de atendimento mais que dobrada. Ainda foi possível fazer o remanejamento das máquinas antigas para a sala dos agentes de saúde. Aqui temos 12 agentes que precisam acessar o sistema e inserir informações sobre os atendimentos feitos”, detalha.

De acordo com o analista César Avelar, da UGPS, após a entrega dos equipamentos, a operacionalização está sendo realizada de forma escalonada. “É necessário fazer a troca dos equipamentos que não ficam visíveis à população, mas que são fundamentais para o funcionamento de todo o espaço. Por isso, o trabalho está sendo feito de forma escalonada”, explica.

A Cijun é a responsável por desenhar a arquitetura do sistema que abrigará os prontuários eletrônicos dos pacientes da rede pública de saúde. Esse sistema deverá ser integrado ao banco de dados do SIIM – Sistema Integrado de Informações Municipais, onde estão todos os cadastros dos usuários SUS no município. As UBSs mantém um banco de dados com o cadastro dos pacientes, informações sobre vacinas e medicamentos que estão tomando, porém, a anamnese das consultas ainda é feita em formulário impresso. Essa parte do sistema está sendo analisada junto com Datasus. As informações são sigilosas e precisam ser tratadas com critérios de segurança internacional.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/03/21/saude-unidades-basicas-recebem-computadores-para-informatizar-prontuario/

Apoio