Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cidades: Defesa Civil e UGADS auxiliam moradores de Jundiaí

Publicada em 28/03/2018 às 10:45

Por Isabela Cristófaro

Foto: Fábio Barros

A Defesa Civil e a Prefeitura de Jundiaí auxiliaram os moradores da área oeste da cidade, após as chuvas da tarde e noite desta terça-feira (27). Na análise do coordenador da Defesa Civil, João Ozório Gimenez Germano, em uma hora o volume de chuva chegou aos 80 mm, considerado grande em curto período de tempo. Os bairros mais afetados foram Jardim Novo Horizonte, Jardim Copacabana, Vila Maringá e Santa Gertrudes, regiões onde a concentração de chuvas foi maior. “No Estado de São Paulo, Jundiaí foi a cidade onde choveu mais”, disse o coronel.

Em entrevista para o programa Pão na Chapa da RádioTEC, o coronel Gimenez relatou que no Novo Horizonte houve alagamento de algumas ruas e avenidas. Já no Jardim Copacabana, um muro caiu, uma casa foi interditada e faltou energia elétrica. Na Vila Maringá, três casas foram interditadas. Em um dos casos, o muro de uma residência desabou na Rua Ibiporã e afetou a parte posterior de uma casa na Rua Jataí. Não houve óbitos e vítimas durante as chuvas.

Devido a intensidade do volume pluviométrico no bairro Santa Gertrudes, algumas travessias de pedestres foram levadas pela água. Duas casas foram interditadas, uma por risco de desabamento e outra por desabamento parcial da garagem e lavanderia.

Gimenez informou ainda que, para amenizar as consequências dos danos, as Unidades de Gestão da Prefeitura realizaram um trabalho conjunto, com grupos treinados para situações de emergência. Segundo ele, as equipes da DAE já estavam a campo com os dados das residências para os serviços de limpeza e desinfecção e a Unidade de Gestão de Desenvolvimento Social já estavam atendendo as famílias que precisavam de cestas básicas, colchões e cobertores. “Após essas catástrofes, temos essa força tarefa agindo prontamente”, complementou.

Sob avaliação do coronel Gimenez, as médias de chuva do mês de março foram atípicas. “Já passamos de 330mm”, diz o Gimenez, referindo-se à ultrapassagem da média histórica.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/03/28/cidades-defesa-civil-e-ugads-auxiliam-moradores-da-regiao-oeste-de-jundiai/

Apoio