Cidades: prefeitura estimula a certificação de produtores
A prefeitura de Jundiaí, através a Unidade de Gestão de Agronegócio Abastecimento e Turismo (UGAAT), estimula a certificação de produtores orgânicos. Na última quarta-feira (4), representantes da startup Seo Salada ministraram uma palestra sobre o assunto. Cerca de 40 produtores participaram do encontro.
Durante o evento, os produtores foram orientados sobre a possibilidade de certificação como orgânicos por meio de uma auditoria em grupo, fornecida pelo Instituto Biodinâmico (IBD). “A Seo Salada, por meio de seus técnicos, cumpriria a exigência do Sistema de Controle Interno que é feita para a emissão do certificado pelo IBD”, explica o agrônomo da UGAAT, Sérgio Pompermaier.
Segundo o agrônomo, o grande diferencial do certificado do IBD é o maior mercado para a venda dos produtos. “Os agricultores poderão usar um selo emitido pelo Ministério da Agricultura e, desta forma, terão a possibilidade de vender também para supermercados, lanchonetes e restaurantes, entre outros. Atualmente, o selo emitido em Jundiaí por meio de Organização de Controle Social permite a venda somente direto ao consumidor”, explica.
LEIA TAMBÉM
Coleta de embalagens de agrotóxicos ocorre dia 19
Quem não participou da palestra, mas tem interesse em integrar o grupo a ser formado para buscar a certificação pode procurar a UGAAT por meio do telefone (11) 4589-8581 ou, ainda, entrar em contato com a Seo Salada.
(Fonte: Prefeitura de Jundaí)