Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Esportes: vivência em Roller Ski e City Ski seleciona atletas para o PEAMA

Publicada em 06/04/2018 às 08:40

O evento que promoveu a vivência em Roller Ski e City Ski, realizado nesta quinta- feira (5), selecionou atletas interessados em ingressar na equipe de formação para as modalidades no novo Polo Esportivo do PEAMA. As atividades têm apoio da Unidade de Gestão de Esportes e Lazer e realizada pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

De acordo com o diretor do Departamento de Esporte Adaptado, César Munir, o trabalho diferenciado realizado pelo Programa de Esporte e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), atrai as confederações que buscam atletas de alto rendimento. “Temos resultados para mostrar. O Cristian Ribera, atleta do Peama, conquistou a melhor colocação de um brasileiro em esportes na neve em Paraolimpíada. Ele começou aqui, com natação, e a partir da mesma vivência oferecida, chegou ao time brasileiro. Essa qualidade é resultado de todo um trabalho de base oferecido. A vinda do Polo da CBDN para cá, em parceria com a UGEL, vem agregar a oferta de esportes para pessoas com deficiência”, comentou.

Leandro Ribela, coordenador de Cross Country Olímpico e Paralímpico da CBDN, foi atleta Olímpico nos eventos de 2010 e 2012, e é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Polo Esportivo em Jundiaí. “A expectativa é atender, no mínimo, 40 pessoas na vivência e selecionar 10 para formar a equipe de treinamentos da cidade, que será às terças e sextas-feiras, no Parque da Cidade. São duas modalidades ofertadas: o Roller Ski, que usa patins adaptados, e o City Roller, feito em cadeira adaptada para a modalidade”, detalhou.

Os selecionados treinarão de terças e sextas-feiras no Parque da Cidade 

Pela segunda vez participando da vivência, Deivid dos Santos Carneiro, 19 anos, está há três anos no Peama. “Nasci em Jundiaí e já participei de ciclismo, atividades aquáticas e ultimamente fazia natação. Esta é a segunda vez que faço a vivência em Roller Ski e gostei muito. Se for selecionado, vou praticar sim. É uma oportunidade de um esporte novo”, projetou.

Cristian Ribera também esteve presente no período da manhã e contou sua história para os participantes. “Comecei numa vivência como esta e em pouco tempo já estava conhecendo a neve, coisa que eu nunca imaginava. Essa oportunidade é única e deve ser aproveitada”, orientou.

O recado foi replicado pela atleta Aline Rocha, também integrante da equipe brasileira de esportes na neve. “Eu era sedentária até os 19 anos, quando sofri um acidente de carro e perdi os movimentos dos membros inferiores. Conheci a CBDN e em poucos meses já participava de competições. Como é um esporte novo, são poucos os atletas interessados em participar. Diferente dos esportes de verão, que estão estabelecidos e a disputa é grande”, detalha.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/04/06/esportes-vivencia-em-roller-ski-e-city-ski-seleciona-atletas-para-o-peama/

Apoio