Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Economia: Facebook avisa usuários que tiveram dados vazados a partir desta segunda (9)

Publicada em 09/04/2018 às 14:17

No Brasil, 443.000 usuários foram prejudicados; em todo o mundo, 87 milhões de pessoas foram afetadas

O Facebook começa a avisar, nesta segunda-feira (9), os 87 milhões de usuários que tiveram dados indevidamente compartilhados com a consultoria Cambridge Analytica, que utilizou as informações para ajudar a eleger Donald Trump presidente dos Estados Unidos. A rede social também vai disponibilizar um link para que as pessoas saibam quais dados estão sendo compartilhados com aplicativos dentro do Facebook.

No Brasil, 443.000 brasileiros tiveram seus dados do Facebook vazados – o país está na 8ª colocação entre os 10 países com mais usuários afetados. Nos Estados Unidos, mais de 70 milhões de pessoas tiveram os dados expostos. O país foi seguido por Filipinas (1,17 milhão) e Indonésia (1,09 milhão).

Com o escândalo em torno da falta de privacidade e proteção de dados dos usuários, o Facebook anunciou mudanças para tentar contornar a situação. “Acreditamos que essas mudanças protegerão melhor as informações das pessoas e, ao mesmo tempo, permitirão que os desenvolvedores criem experiências úteis”, disse o diretor-executivo de Tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer em postagem do Facebook.

Uma das principais mudanças diz respeito ao Facebook Login, que permitia o compartilhamento de dados dos usuários com aplicativos parceiros da rede social, como aqueles que desenvolvem games ou quiz. “As pessoas não poderão mais conceder aos apps acesso a informações pessoais, incluindo crenças religiosas ou políticas, status e detalhes de relacionamento, listas personalizadas de amigos, histórico escolar e profissional, atividades físicas, de leitura e musicais, leitura de notícias, hábitos de assistir a vídeos e de acesso a jogos”.

A empresa diz que vai remover, nesta semana, a capacidade dos desenvolvedores de solicitar dados que as pessoas compartilham com eles caso o aplicativo não tenha sido usado nos últimos três meses. A mudança também vai atingir quem utilizava a busca de contas por meio do número de telefone ou endereço de e-mail de outra pessoa.

Fonte: Veja


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/04/09/economia-facebook-avisa-usuarios-que-tiveram-dados-vazados-a-partir-desta-segunda-9/

Apoio