Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Saúde: folhas verdes reduzem o risco de perda de memória em até 10%

Publicada em 10/04/2018 às 10:49

Segredo das folhas é a presença de vários nutrientes amigos da nossa memória (Foto: Portal G1)

Um estudo da Universidade de Chicago associou o consumo das folhas verdes com a saúde do nosso cérebro. A pesquisa foi feita com 960 pessoas com idade entre 55 e 99 anos durante 10 anos. Um grupo comia folhas verdes com frequência, enquanto o outro, não. Quem não consumia folhas verdes teve um resultado pior no teste de memória, um declínio cognitivo mais acentuado.

O estudo concluiu que consumir folhas verdes duas vezes por dia diminui em até 10% a perda de memória. O segredo dessas folhas é a presença de vários nutrientes amigos da nossa memória, como a filoquinona, a luteína e o alfa-tocoferol. Além dos nutrientes, as folhas verdes são ricas em fibras com alta capacidade de serem utilizadas pelas bactérias do bem, ou seja, são fundamentais para a manutenção da microbiota intestinal.

No ranking das folhas com mais nutrientes, ficam em primeiro o espinafre e a couve. Em segundo, vem a escarola, chicória e brócolis; em terceiro, a alface (lisa e crespa), rúcula e agrião; já em quarto e último lugar, está a alface americana. O ideal é consumir até duas porções de verduras todos os dias, mas é necessário evitar exageros. O excesso de espinafre, por exemplo, pode trazer problemas, por causa do oxalato.

Fonte: Portal G1


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/04/10/saude-folhas-verdes-reduzem-o-risco-de-perda-de-memoria-em-ate-10/

Apoio