Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

IBGE aponta queda nas vendas do setor de varejo

Publicada em 12/04/2018 às 14:11

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontou queda nas vendas do setor de varejo em comparação com o mês de fevereiro do ano passado. Mesmo com o  recuo, o setor acumula alta de 2,8% em 12 meses, mantendo uma trajetória de recuperação. É o que aponta a Pesquisa Mensal de Comércio divulgada nesta quinta-feira (12).

O setor de supermercados é o principal para recuperação, segundo especialista

Em comparação com fevereiro de 2017 (sem ajuste), o volume de vendas do comércio avançou 1,3%, a 11ª alta seguida nesta base de comparação. Com isso, o varejo acumula alta de 2,3% no ano. O principal impacto negativo nas vendas do varejo na passagem de janeiro para fevereiro  foi do setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que recuou 0,6%. A queda compensou o avanço que o setor havia registrado no mês anterior, que foi de 2,3%, segundo o IBGE.

Os outros recuos significativos foram dos setores de Tecidos, vestuário e calçados (-1,7%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,8%). Ambos também havian avançado na passagem de dezembro para janeiro: respectivamente 0,8% e 7,3%. Já os setores de móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, livros, jornais, revistas e papelarias .

A gerente da pesquisa, Isabella Nunes, enfatizou que apesar da queda na passagem de janeiro para fevereiro, o comércio varejista mantém trajetória de recuperação. O indicador que aponta para este cenário, segundo a pesquisadora, é o do acumulado em 12 meses. “Sinaliza uma recuperação iniciada em outubro de 2016 em praticamente todas atividades”, afirmou. Isabella acrescentou que, entre as atividades, super e hipermercados é o que tem o maior impacto nesta recuperação.

(Fonte: Portal G1)


Leia mais EconomiaNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/04/12/ibge-aponta-queda-nas-vendas-do-setor-de-varejo/

Apoio