Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Sociedade Brasileira de Imunizações esclarece sobre as vacinas contra a gripe

Publicada em 12/04/2018 às 13:22

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) publicou uma série de perguntas e respostas sobre os diferentes tipos vacina utilizadas no país. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população é infectada  por algum tipo de vírus influenza anualmente. Ainda, 1,2 bilhão de pessoas apresentem risco elevado para complicações relacionadas à doença.

Segundo a entidade, idosos acima de 65 anos, crianças podem apresentar riscos sérios relacionados à doença

 

Existem diversos subtipos de vírus influenza. O mais comum é o  A, como o H1N1 E H3N2 que infecta humanos. Ambos com casos já notificados este ano no Brasil. Já o B vez, são classificados como de linhagem Victoria e Yamagata.

Confira os principais esclarecimentos:

Como funcionam as vacinas contra a influenza usadas no Brasil?
As vacinas influenza disponíveis no Brasil são todas inativadas (feitas com vírus morto), portanto, sem a capacidade de causar doenças. Até 2014, estavam disponíveis no país apenas as vacinas trivalentes, contendo uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B (linhagem Yamagata ou Victoria).

As vacinas influenza podem ser utilizadas na gestação?
Sim, gestantes constituem grupo prioritário para a vacinação, pelo maior risco de desenvolverem complicações e pela transferência de anticorpos ao bebê, protegendo contra a doença nos primeiros meses de vida.

Pacientes alérgicos ao ovo de galinha podem receber a vacina?
Sim, esses pacientes podem receber a vacina influenza. Alergias a ovo, mesmo graves como a anafilaxia, não são mais contraindicação nem precaução.

Quais as reações adversas esperadas após a aplicação da vacina?
Os eventos adversos mais frequentes ocorrem no local da aplicação são: dor, vermelhidão e endurecimento em 15% a 20% dos vacinados. Essas reações costumam ser leves e desaparecem em até 48 horas. Manifestações sistêmicas são mais raras, benignas e breves. Febre, mal-estar e dor muscular acometem 1% a 2% dos vacinados de 6 a 12 horas após a vacinação e persistem por um a dois dias, sendo mais comuns na primeira vez em que tomam a vacina.

As vacinas influenza podem ser aplicadas simultaneamente com outras vacinas?
As vacinas trivalente e quadrivalente contra a influenza podem ser aplicadas simultaneamente com as demais vacinas do calendário da criança, do adolescente, do adulto ou do idoso.

(Fonte: Agência Brasil)


Leia mais EsporteNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/04/12/sociedade-brasileira-de-imunizacoes-esclarece-sobre-as-vacinas-contra-a-gripe/

Apoio