Debea amplia castrações em 132%
Com as 91 castrações realizadas nesta quinta-feira (12), o Departamento de Bem Estar Animal (Debea), órgão ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), soma 540 cirurgias neste ano, até o momento. O número equivale a um crescimento de 132% em relação ao que foi realizado no primeiro quadrimestre do ano passado. O planejamento inicial previsto para o ano era de 2,5 mil castrações. Após encontro com protetoras de animais, a expectativa é atingir a marca de 5 mil.
Entre janeiro a abril de 2017 foram realizadas 232 castrações. No período, o órgão trabalhava com a previsão orçamentária deixada pela gestão anterior. Neste ano, com planejamento próprio e contratação de empresa responsável pelos mutirões de castração, o número cresceu 132%, passando para 540. Se comparado com o realizado no mesmo período de 2016, quando foram realizadas 170 castrações, o percentual de crescimento é de 217, 64%.
“Além das castrações e dos atendimentos que são realizados diariamente pela equipe veterinária municipal, os mini-mutirões ofertados desde o começo do ano, atenderam solicitações das protetoras de animais. A partir de julho, serão realizados os grandes mutirões, em bairros, sempre priorizando a população registrada pelo 156”, detalhou a diretora do Debea, Alessandra Benedetti.
O Debea realizou 1,6 mil castrações no ano de 2017 e tem como meta ampliar em, no mínimo, 33% o número para o ano de 2018. Tendo em vista que nos últimos anos de 2015 e 2016 foram realizadas apenas 1,5 mil castrações por ano, o volume representa aumento de 10% em relação ao que era praticado em anos anteriores. Com o atendimento realizado juntamente com a equipe, a meta é alcançar as 5 mil castrações, número acordado em reunião com as protetoras de animais, no início do ano.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí