Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Café pode ajudar na prevenção de doenças

Publicada em 16/04/2018 às 11:58

A cafeína é conhecida por seus efeitos estimulantes e geralmente é associada a melhora no estado de alerta, na capacidade de aprendizado e de concentração e no aumento de energia

O Instituto Nacional de Saúde dos EUA afirma que quem toma café vive mais do quem não toma. O café é um estimulante, pois age no sistema nervoso central, deixando a pessoa em estado de alerta. Se ela está no meio do dia e precisa manter-se alerta, ele é um aliado. Entretanto, se está prestes a dormir, a bebida pode atrapalhar o sono. Portanto, deve ser consumida com moderação.

Estudos apontam que o café pode reduzir o AVC em mulheres, reduzir em 10% as doenças cardiovasculares (como infarto, morte cardiovascular). Já pesquisas feitas em ratos mostram que ele também protege contra o mal de Parkinson e Alzheimer. A cafeína é conhecida por seus efeitos estimulantes e geralmente é associada a melhora no estado de alerta, na capacidade de aprendizado e de concentração e no aumento de energia (ou resistência ao esforço físico).

Mas o cafezinho também pode trazer malefícios, como é o caso de pessoas que tem sensibilidade à cafeína, por exemplo. A bebida pode atrapalhar o sono, promover o desenvolvimento ou atacar a gastrite e ser prejudicial às pessoas que têm arritmia. Pílulas de cafeína não trazem o mesmo benefício que o café. Quem toma, tem mais chances de desenvolver problemas cardíacos.

O maior risco do café não é para pessoas que consomem com frequência, mas para quem nunca bebe e, de uma só vez, resolve tomar em grande quantidade. O organismo que não está acostumado com as substâncias estimulantes do café pode ter convulsão, aumento do batimento cardíaco, aumento da pressão ou infarto.

Fonte: G1


Leia mais NotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/04/16/cafe-pode-ajudar-na-prevencao-de-doencas/

Apoio