Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Curso do FUNSS ensina alunos a administrarem haras

Publicada em 17/04/2018 às 11:19

Os alunos do curso de Administração de Haras, oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade, puderem praticar os conhecimentos teóricos no Haras Bosque do Içá, no bairro Santa Clara, no último domingo (15). O contato com a natureza e a proximidade com os animais chamaram a atenção dos alunos, que não se intimidaram com o ar gelado na Serra do Japi.

Roberto Cícero de Campos, de 33 anos acordou cedo para poder participar da aula. “Eu tenho cavalos desde criança e, mesmo com o contato há anos, senti a necessidade de aprimorar o manejo. Os ensinamentos sobre logística, como custo, compra e venda, foram os tópicos que eu mais gostei”, contou.

“Fiquei surpreso com o desenvolvimento dos participantes. Recebemos desde jovens estudantes até pessoas que já trabalham na área e outras que nunca estiveram envolvidas neste universo. Por isso, detalhamos morfologia, manejo e a administração do empreendimento”, explicou Waldemar Pellegrino, titular do haras.

Cecília Rangel, que recentemente participou do curso Comida de Boteco, na cozinha escola do Fundo Social, aproveitou a oportunidade para aprender um novo ofício. “Estou desempregada há mais de um ano e sei que nossa cidade possui demanda para este tipo de trabalho. Conhecimento nunca é demais, eu gosto destes animais e acredito que posso encontrar novas possibilidades de trabalho”, disse.

Já o Gabriel Rocheti, de 25 anos, e a Milena Tarallo, de 29, foram juntos ao curso para aprimorar o trabalho já realizado no sítio da família, no bairro Corrupira. “Gostei muito de aprender sobre a melhor disposição dos cochos de alimentação. Isso vai facilitar ainda mais o nosso momento de trato e, principalmente, melhorar o bem-estar dos animais”, explicou o rapaz. “Nós temos cinco cavalos e também vivemos da nossa propriedade. O curso chegou como uma ferramenta de aprendizado, onde aprendemos a trabalhar melhor para ganhar mais e perder menos”, afirmou a agrônoma.

Com apenas 18, Arthur Batina é apaixonado por cavalos

A capacitação também recebeu alunos do curso técnico de Agropecuária da ETEC Benedito Storani. Arthur Batina, de 18 anos, era um dos 13 estudantes inscritos. Apaixonado por cavalos, ele conta que o processo mais difícil foi a limpeza dos cascos: “Apesar de gostar, nunca tive um animal como este. Além disso, não conhecemos o temperamento do bicho, o que me trouxe um pouco de preocupação. Mas, com a ajuda do professor e do assistente, consegui fazer corretamente a partir das técnicas ensinadas”.

O curso de Administração de Haras contou com dois dias de aulas teóricas e um dia de aula prática. A realização foi uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o Centro Paula Souza, por meio da Qualificação Básica Formação Inicial e Continuada (QBFIC), e com a coordenação da ETEC Benedito Storani. De acordo com o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura de Jundiaí, Eduardo Alvarez, o município é o primeiro da região a receber um curso com foco na empregabilidade nos haras. “Já havia esta demanda por aqui e em outras cidades do entorno. Por isso, o Centro Paula Souza criou o módulo e o resultado foi impressionante. A boa notícia é que novos módulos para este segmento já estão previstos para os próximos meses”, disse.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/04/17/curso-do-funss-ensina-alunos-a-administrarem-haras/

Apoio