Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Febraban anuncia opção de parcelamento para cheque especial

Publicada em 17/04/2018 às 11:34

Juro do cheque especial varia de 20% a 500% ao ano

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na tentativa de diminuir as taxas e juros do cheque especial, anunciou uma nova regra que obriga os bancos a oferecer opções mais vantajosas de crédito para quem utilizar mais que 15% do limite do cheque especial por 30 dias, para dívidas acima de R$ 200. A regra entra em vigor em 1º de julho.

O parcelamento deverá estar entre as alternativas que os bancos vão oferecer à dívida do cheque especial. A oferta das opções mais vantajosas deve ocorrer em até 5 dias úteis após os bancos constatarem que o cliente se enquadra neste caso, mas o cliente não será obrigado a contratar uma das alternativas oferecidas. Nestes casos, os bancos terão que reiterar as ofertas a cada 30 dias.

O cheque especial é uma linha de crédito emergencial que permite ao correntista gastar um certo limite definido pelo banco, mesmo que ele não tenha dinheiro na conta. Por ser uma linha de curto prazo, os juros estão entre os mais altos do mercado, atrás apenas do cartão de crédito.

A economista-chefe da Rosenberg Associados, Thaís Zara, acredita que a medida tem potencial para reduzir os juros nesta modalidade, assim como a inadimplência. “O efeito sobre o juro total a pessoas físicas tende a ser maior quanto maiores forem os avanços dentro do cheque especial”, diz.

Entre os 10 bancos que cobram as taxas mais caras do mercado, estão na lista os cinco maiores bancos do país – Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Santander.

Fonte: Portal G1


Leia mais EconomiaNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/04/17/febraban-anuncia-opcao-de-credito-parcelado-para-cheque-especial/

Apoio