Pessoas com mobilidade reduzida ganham aula especial de Zumba
O público de pessoas com mobilidade reduzida, a partir de agora, poderão participar das aulas de zumba através do Zumba Gold, promovido pela Unidade de Gestão de Esportes e Lazer e Programa Agita Jundiaí. Essa vertente tem por objetivo reduzir o impacto dos exercícios e promover qualidade de vida para quem pratica. A atividade é realizada em parceria com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).
Na última quarta-feira (18), a Zumba Gold foi apresentada para o grupo de dor crônica, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Gertrudes, no espaço do Centro Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Vanderlei Sperandio. Antes dos exercícios, o grupo participou da palestra “Coluna Saudável”, promovida por fisioterapeutas e educadores físicos do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF), da UGPS.
LEIA TAMBÉM
Mais de 600 inscritos para o Guaruzão de Natação
A educadora física e responsável pelo programa Agita Jundiaí, Alessandra Citelli, explica que a prática da Zumba adaptada faz parte das ofertas da UGEL. “Durante as aulas do Agita percebemos que as pessoas com mobilidade reduzida e os idosos tinham interesse pelo exercício, porém, ficavam com receio. Cada grupo trabalhado tem sua personalidade e é feita a adaptação. Em eventos específicos e datas voltadas ao cuidado com os idosos, trabalhamos a aula Zumba Gold em sua totalidade”, detalhou.
De acordo com o fisioterapeuta do NASF, Daniel Abade, o cuidado com a coluna é importante em todas as idades. “As pessoas não se atentam aos movimentos que praticam diariamente. A simples digitação na tela do celular causa um grande impacto na coluna, na região do pescoço, por exemplo. Esse é apenas um dos movimentos que prejudicam a coluna. Exercícios de baixo impacto são importantes para o fortalecimento dos nervos e ossos”, explicou.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí