Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Campanha de Vacinação contra gripe começa nesta segunda (23)

Publicada em 23/04/2018 às 08:18

Há também o grupo das contraindicações como pessoas que possuem alergia a ovo

A Campanha de Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (23).  Até a primeira semana de Junho deverão ser imunizados os idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Já as pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais devem receber a dose. Neste caso, é preciso que o paciente apresente a  prescrição médica no ato da vacinação.

O chamado Dia D de mobilização nacional deve ocorrer em 12 de maio. A previsão é de que nessa data estejam abertos 65 mil postos de vacinação, sendo 37 mil de rotina e 28 mil volantes, com o envolvimento de 240 mil pessoas. Também estarão disponíveis, para a mobilização, 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

 O Ministério da Saúde afirma que a dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2. “A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos”, informou o ministério.

Reações adversas

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. As manifestações, segundo o governo, são consideradas benignas e os efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Fonte: Agência Brasil


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/04/23/campanha-de-vacinacao-contra-gripe-comeca-nesta-segunda-23/

Apoio