CCR Autoban promove treinamento de RPC
Em parceria com a TVTEC, a CCR Autoban realizou o treinamento de RCP, Ressuscitação Cardio Pulmonar, nesta quinta-feira (26). Além dos funcionários do Complexo Argos, participaram os futuros Guardas Municipais.
Antes de começar o treinamento, o Coordenador Médico da Autoban, Dr. Mário Jorge Kodama, conscientizou os participantes sobre a Hipertensão, doença comum e silenciosa, relacionada à força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. De acordo com o Dr. Mário, vários fatores podem contribuir para o aparecimento da doença como o consumo excessivo de sal, estilo de vida e a prática de exercício físicos.
“A mudança no estilo de vida é um dos fatores que podem diminuir o risco de desenvolvimento de AVC e parada cardiorrespiratória”, diz Dr. Mario. Sobre os casos em que esses procedimentos podem ser aplicados, o médio ressalta que o importante é saber pedir auxílio. “Em situações em que não há resposta da vítima, é importante procurar ajuda. Hoje, temos dois telefones de emergência, o 192, que é o do Samu e o 193, do Corpo de Bombeiros”.
Durante a ação, a equipe de resgate da Autoban tirou as dúvidas e orientou as pessoas sobre a massagem torácica, realizada em casos de parada cardiorrespiratória. Toda dinâmica compreendeu a utilização de bonecos para os exercícios dispostos nas estações em forma de rodízio, a cada cinco minutos os exercícios eram repetidos em grupos de três pessoas.
Aprovados em concurso público e membros do efetivo, 40 futuros guardas municipais também participaram da ação. O subinspetor da Guarda Municipal, Erich Streng Godoi, fala sobre a importância da iniciativa. “Situações como essa são comuns, por isso. Os futuros guardas já passaram por treinamento. A ação da CCR vem como um reforço, dando um suporte básico à vida”.