Dia do Combate e Prevenção da Hipertensão é comemorado nesta quinta (26)
O dia do Combate e Prevenção da Hipertensão é comemorado nesta quinta-feira (26). Por isso, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) dá início a campanha ‘Meça sua Pressão’, cujo objetivo é orientar sobre a importância dos cuidados necessários como a aferição regular e outras formas de prevenção da doença, relacionadas à alimentação e prática de exercícios físicos.
As pessoas consideradas hipertensas são aquelas que apresentam pressão arterial maior que que 140/90 mmHg, porém, de acordo com a nova diretriz americana, esse parâmetro já baixou para 130/80 mmHg. “A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, pois não causa sintomas e é progressiva. Atinge homens e mulheres e 32,5% dos brasileiros sofrem com ela”, explica a enfermeira Grazia Guerra, coordenadora da campanha, que contará com programação extensiva na capital paulista.
Segundo o Hospital Sírio-Libanês, no Brasil a hipertensão arterial atinge 32,5% (36 milhões) de indivíduos adultos, mais de 60% dos idosos, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular. “Dados do Ministério da Saúde mostram que um em cada cinco indivíduos sofrem da doença e apenas 20% fazem o controle adequado”, explica o diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, Roberto Kalil Filho.
Para reforçar a orientação, haverá uma ação juntamente com o Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Em termos globais, a campanha visa a medir a pressão arterial de cerca de 25 milhões de pessoas durante o mês de maio, dedicado mundialmente à hipertensão arterial.
Na capital paulista, haverá campanhas em algumas estações de metrô e terminais de ônibus. Os médicos também receberão incentivo para a aferir e registrar a pressão arterial dos seus pacientes.
(Fonte: Agência Brasil)