‘Nós Somos o Trânsito’ é tema do Maio Amarelo deste ano
O Movimento Maio Amarelo, promovido pela Prefeitura de Jundiaí através da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transportes, neste ano, tem tema ‘Nós Somos o Trânsito’. As atividades que compõem o cronograma terão início na próxima terça-feira (1º). As ações são voltadas à segurança no trânsito e envolvem parcerias com empresas, sociedade civil, setor público e a população.
O objetivo é desenvolver uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil e colocar em pauta o tema segurança viária, conforme explica o gestor da UGMT, Silvestre Ribeiro. “Queremos mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”, explica.
Nas ações, realizadas pela equipe de educação de trânsito, serão distribuídos laços que simbolizam o movimento e fitas com a mensagem de 2018, “Nós Somos o Trânsito”. A maioria das atividades contará com a presença dos mascotes da UGMT – Farolito (semáforo) e Faixolita (faixa de pedestres) – que simbolizam a sinalização de segurança. Além dessas atividades, serão colocadas em vários pontos da cidade cerca de 80 faixas com mensagens de segurança para o trânsito, serão divulgados spots na rádio TVTEC e a fonte da “Praça da Noivas” será iluminada na cor amarela na primeira semana do mês.
O diretor do Departamento de Trânsito, Wlamir Lopes da Costa, ressalta que o “Maio Amarelo” visa também promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários. “A escolha do laço amarelo tem como intenção destacar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma epidemia e, desta forma, estimular os cidadãos a adotarem comportamentos mais seguros e responsáveis, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais”, pontua.
A programação completa pode ser conferida neste link.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí