Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Vacina BCG será fornecida em todas as UBSs

Publicada em 27/04/2018 às 14:06

Vacina contra BCG será retomada em todas as UBSs a partir do dia 9

A partir do dia 9 de maio, a vacina BCG estará disponível – novamente – em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jundiaí. Por conta de redução na distribuição por parte do Ministério da Saúde (MS), desde o início do ano, a Vigilância Epidemiológica (VE), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), adotou medidas para evitar o desperdício de doses e manter o atendimento para a população. Com a iniciativa, foi possível não somente atender a todos os bebês como ainda contar com doses em estoque.

De acordo com a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente, a oferta está sendo normalizada com a retomada das entregas federais. “Houve uma troca de fornecedor da vacina e por um determinado período, no início deste ano, foi restrita a entrega pelo MS. Na quinta-feira (26), foi feita a entrega completa. As doses serão distribuídas na próxima semana e, a partir do dia 9, todas as UBSs terão a oferta da vacina, como era praticado normalmente, uma vez por semana”, detalha. A enfermeira alerta as mães para identificar a data de oferta da dose na UBS mais próxima da residência.

Com a medida de contenção de perdas, a VE conseguiu atender a todos os 978 bebês que buscaram a vacina nos dois primeiros meses de 2018, além de contar com 272 doses em sobra, já que no período foram recebidas 1250. Cada frasco de vacina contém 10 doses e, após aberto, deve ser consumido em até 6 horas.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/04/27/vacina-bcg-sera-fornecida-em-todas-as-ubss/

Apoio