Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Contas de luz terão aumento na bandeira tarifária neste mês de maio

Publicada em 02/05/2018 às 08:30

Para amenizar os impactos, os consumidores poderão adotar hábitos conscientes

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária de verde para amarela no início do mês de maio. Com a mudança, os consumidores sentirão aumentos nas contas de luz. De acordo com o órgão, a medida foi tomada em razão do final do período de chuvas. Agora, o valor cobrado será de R$ 1 a cada 100 kilowatt hora (kWh).

A queda no volume pluviométrico afeta os reservatórios das usinas hidrelétricas do país. Com isso, há a necessidade de se fazer uso da energia produzida pelas usinas termelétricas, que têm maior custo de produção.

O sistema de bandeiras foi criado pela agência para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. As cores que a compõem são: verde, amarela e vermelha.

Com a adoção da bandeira amarela, a Aneel aconselha os consumidores a adotar hábitos que contribuam para a economia de energia, como tomar banhos mais curtos utilizando o chuveiro elétrico, não deixar a porta da geladeira aberta e não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado.

Fonte: Agência Brasil

 


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/05/02/contas-de-luz-terao-aumento-na-bandeira-tarifaria-neste-mes-de-maio/

Apoio