Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Semana de Luta Antimanicomial tem início nesta quinta-feira (3)

Publicada em 02/05/2018 às 07:40

A Semana de Luta Antimanicomial terá início na próxima quinta-feira (3), às 15 horas, com panfletagem no Terminal Central. No dia 7, segunda-feira, acontece a abertura da exposição de produção artística dos assistidos pelos Caps da cidade, na Biblioteca da Argos, às 14h. Ainda está prevista a apresentação de “A casa sonolenta” por uma contadora de histórias.

Após a Reforma Psiquiátrica, os manicômios não fazem parte das práticas orientadas pelo Ministério da Saúde

Alexandre Moreno Sandri, coordenador da Saúde Mental da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), diz que Jundiaí conta com rede robusta para o atendimento a estas pessoas. “A cidade tem quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o Consultório na Rua, os leitos de retaguarda na enfermaria do Hospital São Vicente de Paulo, o Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO) além das duas residências terapêuticas que vieram para completar a rede”, detalha.

O coordenador explica que, nas próximas semanas, os últimos moradores das unidades chegarão. “Este serviço representa a essência da luta antimanicomial, provando que mesmo quem tem um transtorno grave pode ser cuidado em redes comunitárias e ter uma vida longe das internações. Atualmente, a cidade conta com 13 usuários nos dois serviços. A capacidade máxima é de 20 pessoas”, detalha.

Com a inauguração do Serviço de Residência Terapêutica, no mês passado, o trabalho para a reinserção na sociedade das pessoas com transtornos mentais graves vem se consolidando com o cuidado em rede.

Outras atividades também estão previstas como a exibição e debate no CECCO, sobre o filme “Nise da Silveira”, no dia 16 de maio, às 14 horas. No dia 17, quinta-feira, no Paço Municipal, acontecerá o Fórum da Luta Antimanicomial. A abertura será com o gestor da UGPS Tiago Texera, Camila Covas (Coordenadora Residência Terapêutica de Jundiaí) e James Santos de Souza (usuário do CAPS Ad).

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2018/05/02/semana-de-luta-antimanicomial-tem-inicio-nesta-quinta-feira-3/

Apoio